Biblioteca Escolar

Professor Júlio Magaiéski

Gaurama RS.

Usuários Online

Temos 7 visitantes e Nenhum membro online

Descritivo dos campos da tela de cadastro

Número de Registro O número do registro - número de tombo - é seqüencial e fornecido automaticamente pelo sistema, com um dígito de controleChamada é a classificação CDD ou CDU que define a classe e sub-classe ( assuntos ) a que pertence esta obra. Essa classificação vem impressa no livro, ou definida conforme as normas de classificação da biblioteconomia.I.S.B.N. identificação da classificação literária, já vem impresso no livro.Classificação do Autor a classificação do autor é definida conforme as normas de classificação de biblioteconomia.Patrimônio é o número de controle e cadastro no patrimônio da instituição ou biblioteca se houver.Código de Barra é o código padrão EAN-13, nos exemplares atuais já vem impresso na capa do livro, caso não tenha pode-se utilizar o próprio numero de registro através do tecla F8.
Autor(res)

- código e nome -

Para se obter ou cadastrar um novo autor, no local do código do autor com a tecla F8 visualiza-se o cadastro de autores, para Ordenar por autor tecla-se a letra O e selecionar Autor, e P para Pesquisar selecione Nome, digita-se o sobrenome do autor desejado, se estiver cadastrado será exibido, e basta teclar enter sobre o código ou nome do autor que será inserido o código e o nome do autor no cadastro do Livro. Caso do autor não estiver cadastrado teclar a letra D ( Digitar ) para incluir o autor, sendo o código automático, e primeiro o sobrenome e o nome, essa padronização é muito importante para futuras pesquisas pelo código ou nome do autor, para que todas suas obras cadastradas sejam apresentadas. Titulo da Obra é o nome do Livro.Nome da série se o livro pertence a uma série, coleção, enciclopédia ou deixa-se em branco se for um livro individual.Número da Obra sempre que pertencer a uma série, coleção ou enciclopédia existe um número.Número do Volume número de identificação do exemplar na série ou 001 se for exemplar único.Número da Edição do exemplar, ou seja quantas vezes já foi impresso este livro, essa numeração é comum aparecer apenas a partir da 2 ed ( segunda edição ).Imprenta ( Local - Editora - Ano ) acumula em um campo unico as informações de qual o local ( cidade ) que foi impresso, nome da editora e o ano da sua publicação.Exemplar Número identifica o número do exemplar quando são vários livros iguais disponíveis.Número de Páginas o número total de páginas do livro. Exemplo.: 88p ou 88p.il. quando a obra é ilustrada.Descritor este campo é fundamental, tem 200 caracteres, para serem descritos os campos chaves do conteúdo do livro e que será alvo das futuras pesquisas, uma boa descrição proporcionará um resgate mais eficiente das informações cadastradas.Situação Atual da Obrainforme se a obra encontra-se na Biblioteca, em Empréstimo, Restauração ou Outras situações - tecla F8Condição Empréstimo Obra se esta obra ou livro pode ser Emprestado ou Fixo ( que permanece na biblioteca e não pode ser emprestado ). - tecla F8Forma de entradainforma se foi por Compra, Doação, Permuta, Outras o seu ingresso ao acervo da biblioteca. tecla F8 Data da entrada data do recebimento do livro ou obra se houver, ou a data do cadastramento no sistema.Localização identifica a organização das estantes e prateleiras dentro da biblioteca para facilitar a localização do livro.Observação Campo livre para pequenas observações se necessária.

Descritivo dos campos da tela de cadastro

Número de Registro O número do registro - número de tombo - é seqüencial e fornecido automaticamente pelo sistema, com um dígito de controle
Chamada é a classificação CDD ou CDU que define a classe e sub-classe ( assuntos ) a que pertence esta obra. Essa classificação vem impressa no livro, ou definida conforme as normas de classificação da biblioteconomia.
I.S.B.N. identificação da classificação literária, já vem impresso no livro.
Classificação do Autor a classificação do autor é definida conforme as normas de classificação de biblioteconomia.
Patrimônio é o número de controle e cadastro no patrimônio da instituição ou biblioteca se houver.
Código de Barra é o código padrão EAN-13, nos exemplares atuais já vem impresso na capa do livro, caso não tenha pode-se utilizar o próprio numero de registro através do tecla F8.
Autor(res)

- código e nome -

Para se obter ou cadastrar um novo autor, no local do código do autor com a tecla F8 visualiza-se o cadastro de autores, para Ordenar por autor tecla-se a letra O e selecionar Autor, e P para Pesquisar selecione Nome, digita-se o sobrenome do autor desejado, se estiver cadastrado será exibido, e basta teclar enter sobre o código ou nome do autor que será inserido o código e o nome do autor no cadastro do Livro. Caso do autor não estiver cadastrado teclar a letra D ( Digitar ) para incluir o autor, sendo o código automático, e primeiro o sobrenome e o nome, essa padronização é muito importante para futuras pesquisas pelo código ou nome do autor, para que todas suas obras cadastradas sejam apresentadas.
Titulo da Obra é o nome do Livro.
Nome da série se o livro pertence a uma série, coleção, enciclopédia ou deixa-se em branco se for um livro individual.
Número da Obra sempre que pertencer a uma série, coleção ou enciclopédia existe um número.
Número do Volume número de identificação do exemplar na série ou 001 se for exemplar único.
Número da Edição do exemplar, ou seja quantas vezes já foi impresso este livro, essa numeração é comum aparecer apenas a partir da 2 ed ( segunda edição ).
Imprenta ( Local - Editora - Ano ) acumula em um campo unico as informações de qual o local ( cidade ) que foi impresso, nome da editora e o ano da sua publicação.
Exemplar Número identifica o número do exemplar quando são vários livros iguais disponíveis.
Número de Páginas o número total de páginas do livro. Exemplo.: 88p ou 88p.il. quando a obra é ilustrada.
Descritor este campo é fundamental, tem 200 caracteres, para serem descritos os campos chaves do conteúdo do livro e que será alvo das futuras pesquisas, uma boa descrição proporcionará um resgate mais eficiente das informações cadastradas.
Situação Atual da Obra informe se a obra encontra-se na Biblioteca, em Empréstimo, Restauração ou Outras situações - tecla F8
Condição Empréstimo Obra se esta obra ou livro pode ser Emprestado ou Fixo ( que permanece na biblioteca e não pode ser emprestado ). - tecla F8
Forma de entrada informa se foi por Compra, Doação, Permuta, Outras o seu ingresso ao acervo da biblioteca. tecla F8
Data da entrada data do recebimento do livro ou obra se houver, ou a data do cadastramento no sistema.
Localização identifica a organização das estantes e prateleiras dentro da biblioteca para facilitar a localização do livro.
Observação Campo livre para pequenas observações se necessária.

Campos de acesso exclusivo do Sistema nos empréstimos e devoluções

Número de retiradas acumula o numero de retiradas do livro por empréstimo.
Data Última Retirada data que o livro foi emprestado pela última vez.
Data da Devolução data da ultima devolução do livro por empréstimo.
Retirado por informa o código do último usuário ou usuário atual.
Reservado por se o livro estiver emprestado, informa o código do usuário que solicitou reserva.
Data da baixa Informa-se a data da baixa definitiva do acervo do exemplar do livro.
Motivo da baixa Informa-se o motivo pelo qual foi baixado do acervo o exemplar do livro.